Somos um país delicioso

Todos os dias, vemos propagandas de refrigerantes, pratos orientais, hambúrgueres e outras comidas de origem estrangeira. Nada contra. Algumas são deliciosas mesmo. Mas saiba que a culinária brasileira é uma das mais ricas do mundo e produz maravilhas, que, às vezes, passa despercebidas nesses tempos modernos.

A lista de gostosuras brasileiras é grande. Pelo tamanho do País, cada região tem características próprias na hora de pôr a mesa. O estilo gaúcho de fazer churrasco, por exemplo, é admirado no mundo todo. O tutu, o queijo e o pão de queijo são símbolos da incrível cozinha mineira. Já o acarajé baiano é tão importante que foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como bem cultural de natureza imaterial.

Na hora da sobremesa, também somos capazes de fazer qualquer um lamber os beiços. Sabia que o delicioso brigadeiro é uma invenção nacional? Em 1945, um oficial da Aeronáutica se candidatou à presidência e passou a distribuir o docinho para angariar votos. Eduardo Gomes não ganhou as eleições, mas sua patente na Aeronáutica (brigadeiro) acabou entrando na história como o nome do doce que não pode faltar em nossas festinhas de aniversário.

Além do brigadeiro, temos muitas outras delícias que, infelizmente, estão cada dia mais difíceis de achar: quebra-queixo, rapadura, pé-de-moleque, cocada…

É claro que quase todas essas comidinhas também tem influências estrangeiras, surgidas das lembranças dos povos que criaram o Brasil. Indígenas, portugueses, africanos e, depois, imigrantes de todos os cantos nos tornaram um país ainda mais gostoso de viver. Hoje somos exemplo de um lugar que produz uma culinária de alto nível, sob todas as inspirações.

E aí, ainda quer um hambúrguer?

Texto extraído da revista “Almanaque de cultura e saúde”, Ano 2, nº22 – Dezembro de 2011.

Porque tenho muito orgulho de ser gay, mas acima de tudo, de ser brasileiro!

Anúncios

Sobre The Serious

Capricorniano nato, organizado e extremamente perfeccionista. Idealizador, que quer conhecer o mundo todo. Turismólogo por formação. Brasileiro e orgulhoso disso! Ama bife de picanha com arroz, feijão, farofa e batata frita e não abre mão de uma boa dose de Absolut, seja com coca, com suco, com gelo. Leitor ávido de todos os tipos de livro. Ouve todo tipo de música, de Cher à Victor e Léo. Adora uniformes e ternos. Viciado em viagens. Postagens às quartas.

Publicado em abril 18, 2012, em Geral, Pensamentos, The Serious. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. NHAMY … que delicia de post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: